ÁFRICA DO SUL – Penny Heyns se junta a Bryan Habana para ajudar nadadores a construir marcas internacionais
4 anos ago 0
A vencedora da medalha de ouro olímpica, Penny Heyns posou ao lado de seu retrato durante a inauguração do novo Centro Médico do Esporte no Loftus Park, em Pretória. | Foto: THOBILE MATHONSI Agência Africana de Notícias ANA
Penny Heyns sabe muito bem como é importante construir uma marca pessoal em nível internacional. Agora, a lendária nadadora está em uma missão para ajudar os atletas aquáticos da África do Sul a ter oportunidades comerciais na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
“Como ex-campeã olímpica, posso atestar firmemente o fato de que, embora construir seu perfil como atleta internacional seja importante, o verdadeiro valor ficará evidente à medida que você seguir sua carreira pós-pool.
“Os atletas de hoje são abençoados com o potencial que a tecnologia oferece a eles. Eles podem se concentrar em seu desempenho na piscina, ao mesmo tempo que garantem que suas marcas sejam bem cuidadas. ”
Heyns se juntou à lenda do rugby Bryan Habana para ajudar nadadores sul-africanos e outros atletas aquáticos a construir seus perfis internacionais.
O duplo medalhista de ouro olímpico e estrela do Springbok vencedora da Copa do Mundo, anunciou recentemente uma parceria para aumentar a comercialização de todos os atletas aquáticos com menos de um ano para os Jogos Olímpicos.
A dupla trabalhará em conjunto para lançar o MatchKit.co na rede aquática, dando aos atletas uma plataforma para comercializar ainda mais suas marcas.
Matchkit.co é um aplicativo da web móvel internacional, desenvolvido para ajudar os atletas a maximizar a comercialização de suas carreiras. Heyns diz que a parceria dará aos atletas aquáticos um impulso muito necessário.
“Entrei em contato com Bryan depois de ouvir sobre a plataforma de sua agência Retroactive”, diz Heyns. “Bryan teve uma carreira brilhante no rúgbi e eu pude me identificar com os desafios que vêm depois de seus dias de jogador. Eu amo o produto, acho genial o que a plataforma oferece para os atletas. Saindo de um esporte como o aquático, com muitas de nossas medalhas olímpicas vindo da piscina, é importante tentar dar apoio aos nossos atletas. Alguns dos maiores atletas olímpicos do mundo, e na verdade da África do Sul, são nadadores.
“Esses atletas podem desfrutar do status de ícone dentro do mundo aquático com uma enorme base de seguidores nas redes sociais, eles ainda são de um esporte da Cinderela, com poucos aproveitando a exposição e oportunidades de patrocínio que merecem suas performances esportivas.
O jovem de 45 anos sublinhou a importância de fazer crescer a própria marca pessoal face ao “novo normal”. “Nadadores como Chad le Clos e outros podem ser ícones com muitos seguidores nas redes sociais, mas ainda não terão os mesmos ganhos que outras celebridades do esporte.
“Achei que o Matchkit permitiria aos nossos atletas aquáticos, na verdade todos os nossos atletas, criar uma plataforma perfeita onde patrocinadores em potencial poderiam ter uma boa ideia de seus seguidores digitais, influência e alcance. Isso abre a oportunidade para eles construirem sua marca. Na época da Covid-19, tornou-se ainda mais importante para os atletas usar a tecnologia e as ferramentas ao seu alcance para abrir oportunidades comerciais. O espaço comercial sofreu muito e é necessária toda ajuda para obter uma vantagem. ”
Matchkit permite que os atletas ou seus agentes construam um site móvel em minutos que integra todas as suas contas de mídia social, fornecendo dados como alcance digital, influência e engajamento.
“Ele mostra seus patrocinadores e inclui uma caixa de entrada integrada para que atletas ou agentes recebam briefs comerciais”, diz Heyns.
“Os atletas podem aceitar pagamentos para sua própria fundação ou instituição de caridade de sua escolha. Tem uma loja de produtos plug and play gratuita e sem complicações para vender bonés, moletons, camisetas ou anotações de voz / vídeos personalizados.
“Esta plataforma agrupa seu alcance digital em um espaço que torna mais fácil para os atletas vender e comercializar sua marca.”
Os atletas aquáticos sul-africanos, em particular, lutam para construir suas marcas, diz Heyns. “Não acho que alguém como Chad le Clos, apesar de suas realizações, conseguiria a mesma quilometragem que um Wayde van Niekerk no espaço comercial. Temos outros atletas como Tatjana Schoenmaker, que também tem muitos seguidores online. Não se traduz em patrocínio. A natação é um esporte da Cinderela, não estamos entre os três primeiros como rugby, futebol e críquete.
“O atletismo, exceto algumas das estrelas de alto nível, sempre lutou para atrair patrocinadores lucrativos e, em vez de depender apenas do apoio das federações, os atletas têm que começar a tomar o seu futuro em suas próprias mãos. Temos que aproveitar ao máximo a tecnologia e maximizar as oportunidades. ”
Heyns acredita que o Matchkit dará aos atletas aquáticos a capacidade de integrar perfeitamente suas respectivas contas na mídia social.
“À medida que nos aproximamos das Olimpíadas, você encontrará muitas marcas em busca de associações em potencial. Ter a plataforma Matchkit.co tornará mais fácil para nossos atletas se comercializarem e obterem apoio financeiro e de marca antes do evento. ”
O aplicativo móvel será de especial ajuda para atletas aquáticos no SA que enfrentam uma série de desafios, diz Heyns.
“A África do Sul tem muito talento, mas não temos as melhores oportunidades. Essas oportunidades podem ser disponibilizadas aos nossos nadadores se eles quiserem uma bolsa de estudos para os EUA, o que é algo que recomendo fortemente. Também sabemos que o financiamento é um problema e esta ferramenta extra irá percorrer um longo caminho para garantir que nossos atletas possam dar às suas carreiras a melhor oportunidade de sucesso. ”
Apesar dos desafios que enfrentam, como a falta de apoio financeiro das federações esportivas, Heyns tem grandes esperanças para os atletas aquáticos da África do Sul nos próximos Jogos de Tóquio.
“Estou animada para ver nossos nadadores se preparando para atuar no maior palco de todos. A África do Sul sempre produziu artistas de classe mundial e o talento emergente com certeza manterá essa tendência em Tóquio e além.
“Chad le Clos e Tatjana Schoenmaker têm boas chances de chegar ao pódio. Depois de não ter nadadoras no Rio, Tatjana se portou excepcionalmente bem no cenário internacional, tendo conquistado a prata no Mundial no ano passado.
Esperançosamente no próximo ano nós a veremos estar à altura da ocasião. “Mas tudo pode acontecer na piscina no dia. Mesmo em minha própria carreira; você pode entrar como campeã ou detentora do recorde e nem mesmo passar dos estágios de eliminatórias.
“No geral, estou muito animada com nossas perspectivas.”
The Saturday Star